top of page
Foto do escritorRevista BEAUTÉ

Giselle Tigre

Atualizado: 14 de set. de 2023


Giselle Tigre é uma mulher de várias competências, como ela mesma gosta de dizer. Pernambucana e morando em São Paulo, Giselle comemora seus 35 anos de carreira.

Sobrinha neta do poeta Manoel Bastos Tigre, herdou do tio avô o gosto e a sensibilidade pelas artes. Desde a infância as aulas de educação artística eram as favoritas e logo começou a participar de todos os eventos culturais da escola. Além de atriz, cantora, modelo e locutora, Giselle é formada em jornalismo e atuou como professora por três anos, depois que concluiu, em 2018, o Curso de Pedagogia Waldorf.

Estreou profissionalmente no Recife em 1986, aos 14 anos, no Musical Zuzu, com o tradicional Grupo TAP – Teatro de Amadores de Pernambuco.

Aos 17 anos Giselle mudou-se para São Paulo, onde passou a atuar como modelo fotográfico, estampando diversas capas de revistas famosas na época e atuando em comerciais de Tv. Como modelo chegou a morar em Taipei, Taiwan em 1991.

Retornando para Recife, continuou atuando e trabalhando como modelo e atriz. Neste período estrelou como Maria Madalena em Paixão de Cristo no Recife e a peça Jacque e Seu Amo de Milan Kundera, ambos sob a direção de José Pimentel.

Estudou canto no Conservatório Pernambucano de Música e em 1996 estreou seu primeiro show musical.

Em 2000 lançou o CD Mais Além de canções pop de compositores nordestinos como Alceu Valença e Lula Queiroga. No mesmo ano participou de um teste para novos talentos da TV Globo e em uma semana já estava morando no Rio de Janeiro para atuar em três temporadas de Malhação como a professora Linda, papel que mudou a sua vida e a fez conhecida do grande público.

Giselle Tigre - foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas



Morando no Rio de Janeiro e casada com o artista plástico carioca Marcelo Gemmal, a maternidade em 2006 conectou Giselle com sua terra natal, com as lembranças da sua infância e com o cancioneiro do Pastoril. Entusiasmada com a possibilidade de conectar estas canções com um enredo de ficção e, assim, resgatar a teatralidade deste folclore, Giselle iniciou, em 2008, uma ampla pesquisa que culminou no musical infantil Agora é Tempo, estreado em dezembro de 2010 no Teatro Municipal do Jockey, no Rio, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2013, Giselle levou o musical para uma turnê por 20 cidades do Nordeste nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.

Giselle Tigre - foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas



Em 2011, atuou na novela Amor & Revolução do SBT como a jornalista Marina, protagonizando a cena que ficou na história da teledramaturgia brasileira, ao lado da atriz Luciana Vendramini quando gravaram o primeiro beijo gay de uma novela em canal aberto. Ainda em Amor & Revolução, Giselle fez parte da trilha sonora da novela, cantando o tema de sua própria personagem com a canção EM SILÊNCIO, dos compositores Carlos Colla e Antônio Baiense.

Em 2012, Giselle estreou o musical Enlace, a Loja do Ourives em cartaz no teatro Tuca em São Paulo e no ano seguinte, rodou com o espetáculo por Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

Em 2014, participou da novela Gaby Estrella, exibida pelo canal Gloob da Globosat, mais uma vez interpretando uma professora, Nadya Neves.

Em 2017, aos 42 anos, Giselle estreou, no Rio de Janeiro, o show Giselle Canta Ednardo em homenagem ao compositor cearense, autor da lendária canção Pavão Misterioso, sucesso em todo o Brasil.

Em 2019, fez uma marcante participação na novela Jesus, da Rede Record, retratando a parábola O óbolo da viúva. Ainda nesse ano, após voltar para São Paulo, Giselle participou do musical Além do Ar, espetáculo que conta a história do aeronauta Santos Dumont

Giselle Tigre - foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas



Em 2020, desafiada pela pandemia, Giselle montou seu Home Studio e começou a trabalhar com locução para todo o Brasil. Também nesse ano compôs e lançou nas plataformas digitais sua primeira canção ARVORADA, em parceria com o compositor e amigo, Zeh Rocha e o músico carioca Allyson Alves.

Em setembro de 2021 Giselle fez mais uma participação especial na Rede Record, na sexta fase da novela Gênesis, como Raquel, mulher de Jacó e mãe de Benjamin e José do Egito.

Em visita à Recife, Giselle gravou no Estúdio Carrancas sua segunda canção inédita, junto com o percussionista e cantor Jam da Silva, produtor de vários artistas brasileiros e internacionais. A canção, um rap, presente do seu filho Tabris, chamada “Colagem de Revista” foi lançada nas plataformas digitais em 26 de outubro.

No final de 2021, Giselle começou a gravar Reis, próxima novela bíblica da Record. Com um personagem importante na história bíblica, Ada, uma viúva israelita que irá lutar pelo que é certo, mesmo arriscando seu pescoço. Giselle gravou suas primeiras cenas no Paraná e segue gravando no Rio de Janeiro. A novela estreia em 22 de março de 2022.

Giselle Tigre - foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas



Para esse ano de 2022, Giselle vai lançar pela editora Agora É, o livro “O Melhor da História é Agora”, para comemorar seus 50 anos de uma forma muito simbólica que visa acolher e dar voz a mulher madura. Um livro de fotos e reflexões sobre a vida, beleza, maternidade, vida e morte, meditação...pandemia.

Giselle Tigre - foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas



Para o final de 2022, o lançamento do seu primeiro livro infantil, “Agora é Tempo”, que conta a história de Diana, uma camponesa que testemunha o nascimento de um menino, em uma estrebaria na noite em que a estrela guia apareceu, é o projeto que tem sua maior atenção.

O livro narra a história teatralizada pela atriz em 2010, quando montou o espetáculo homônimo no Rio de Janeiro e que em 2013, viajou por 20 cidades do Nordeste percorrendo quatro estados diferentes. Agora é Tempo fala de nascimento, não só de um menino específico, mas de todos os meninos e meninas, de toda forma de vida que começa.

Com ilustrações de Marcelo Gemmal, marido da atriz e co autor no musical infantil, o livro é um desejo antigo de Giselle de levar a história da peça para a casa das crianças e suas famílias para ser contada e recontada, agora é tempo das crianças conhecerem o Pastoril e vivenciarem toda a beleza desta manifestação tão antiga, que merece ser revisitada e recontada para as novas gerações, porque cultura também entra em extinção, se não forem vivenciadas e transmitidas ano após ano.

A volta aos palcos com o seu show de voz e violão Giselle Canta Ednardo com o músico carioca Allyson Alves, no qual reuniu 12 músicas do compositor cearense escolhidas entre as mais de 150 canções do artista, também é um projeto para esse ano.

Giselle Tigre - foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas



ENTREVISTA BEAUTÉ


BEAUTE: Como você concilia o audiovisual, a atriz, a música, a cantora?

GISELLE: Eu vejo a minha expressão artística envolvendo tudo que faço. Nada está separado. Não há o momento de atuar como atriz ou como cantora. Enquanto estou gravando uma novela, estou também estudando música, fazendo pesquisas, compondo. Quando estou no palco cantando é também a atriz que está interpretando a canção. As duas expressões se completam e se misturam.


BEAUTÉ: Entre os papéis que você já atuou, qual deles marcou sua carreira?

GISELLE: Quero mencionar o papel que eu mesma escrevi pra mim, a camponesa Diana, do espetáculo Agora é Tempo, de 2010. Um projeto autoral muito significativo na minha trajetória artística. Foi o trabalho mais importante da minha vida, que ressignificou e afirmou a artista que me tornei hoje. O projeto venceu três editais de cultura e circulou por 24 cidades no Brasil, em cinco Estados e gerou trabalho pra muitos profissionais da arte. E tudo nasceu de um desejo e esforço pessoal que envolveu depois, uma equipe maravilhosa. Foi um trabalho inesquecível baseado no folclore Pernambucano. Eu empreendi muito esforço nesta realização e através de um trabalho coletivo, fizemos acontecer. Diana é uma camponesa que testemunha o nascimento de uma criança que nasceu numa estrebaria na noite em que a estrela guia apareceu. É um auto de Natal lindo.

BEAUTÉ: Cantar realiza seu sonho?

GISELLE: Sim, sempre gostei de cantar, desde menina. Meu primeiro trabalho profissional foi um musical de teatro no Recife, " Zuzu", em 1986. Gravei um disco em 2000 chamado Mais Além e ano passado lançei dois singles: Arvorada e Colagem de Revista, tudo disponível nas plataformas digitais Sou um ser cantante. É algo que, realmente, faz meus olhos brilharem.


BEAUTÉ: Como é o cotidiano da Giselle com esse duplo dom artístico?

GISELLE: Não vejo como dom, é um exercício diário de percepção, apuro dos sentidos e da sensibilidade. A arte está na forma de enxergar o mundo e se expressar, seja lá qual for a sua arte. Envolve muito amor e interesse pelo mundo, pelas pessoas, mas principalmente é um exercício de sensibilidade e olhar. O artista sente e expressa o que sente. Então no meu cotidiano a arte está presente em todo momento, na forma como sou, falo, penso e me manifesto. Dom parece coisa sobrenatural, sem esforço, quando na verdade, o que faz a gente bom no que faz é justamente o esforço, a prática diária.

BEAUTÉ: Qual a sensação de ser Capa de uma Revista de Beleza prestes a completar 50 anos?

GISELLE: Acho bom estar vivendo a chegada dos 50 anos quando o mundo começa a enxergar com mais generosidade a mulher madura. Isso é uma conquista de todas as mulheres, de certa forma. Ninguém quer mais rótulos ou caixinhas ditando um padrão ideal que estacionou nos 30 anos. Ideal é ser você mesma. Mulheres maduras são lindas e interessantes. Mulheres de todas as cores, formas e etnias. Elas precisam estampar mais capas de revistas. Assim, todas nós podemos nos ver representadas na mídia, inclusive e principalmente as mulheres trans que chegam cada vez mais conquistando seu merecido espaço. É chegada a hora do protagonismo de todas elas.


BEAUTÉ: Você se considera uma Mulher Bonita?

GISELLE: Nem sempre me senti bonita. A beleza é uma conquista diária de equilíbrio e harmonia interna. De forma alguma ela está só ligada a estética. A beleza envolve um conjunto de coisas, que é o sentir-se bonita e isso vem de dentro de cada um. Como mensurar e comparar belezas num mundo tão plural? Hoje tenho cada vez mais consciência que acredito nesta beleza interna que transparece pro exterior. Agora, o que vocês estão vendo neste ensaio fotográfico magnífico é uma mistura de fotogenia com uma maquiagem linda e muita intimidade com a câmera, afinal, faço isso desde os 15 anos. Não sou essa mulher deslumbrante 24 horas por dia, não mesmo. Foi só por um momento, rs.


BEAUTÉ: Uma frase sua de motivação que leva pra vida?

GISELLE: "O desapego é a maior liberdade" é uma frase budista. Meu caminho de aprendizado e prática de vida vai nesta direção.


BEAUTÉ: Quais os novos planos para alegria dos fãs e seguidores?

GISELLE: Vai estrear a novela Reis neste primeiro semestre de 2022. Estou animadíssima e curiosa pra saber como o público irá reagir. A novela da Record vai revolucionar tudo que você já viu. Texto muito bem escrito, gravado com uma pegada cinematográfica e muito bem dirigido pelo argentino Juan Pablo Pires. A novela me surpreendeu e trouxe muitos aprendizados. Minha personagem, Ada, é apaixonante, uma mulher forte e corajosa. Aliás o público me verá em cena como nunca viu. É um personagem que traz esse empoderamento que falei. Numa época em que as mulheres eram subjugadas pelos homens e tidas como menos importantes, Ada enfrentará os poderosos pra fazer o que acha certo.

Eu também lançarei um livro de fotos e reflexões chamado O melhor da História é Agora pra comemorar o marco de meio século de existência. O que virá depois? Posso garantir que tem a ver com música. Como falei, é tudo junto e misturado. Sou assim: arvorada.


BACKSTAGE

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas

Giselle Tigre - Freitas - foto Beauty Aramis & Freitas




CRÉDITOS


CAPA - Giselle Tigre


ASSESSORIA DE IMPRENSA - Alessandra Dayrell


ASSESSORIA - CW Marketing


FOTO - Beauty Aramis & Freitas


BELEZA - Beauty Aramis & Freitas


FIGURINO - Zany assessoria


BLAZER PRETO - Erika Facuri




AGRADECIMENTOS


Windsor Hotéis



©2021 por BEAUTÉ Aramis & Freitas.



183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page