Bianca Monteiro é Rainha de Bateria. Nasceu no samba, filha de diretor de harmonia e começou a desfilar com 14 anos como passista. É dançarina, professora de samba no pé e já foi Princesa oficial do Carnaval 2015/2016. Em 2016 recebeu o convite para assumir o posto de Rainha de Bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, sendo campeã do carnaval logo no seu primeiro ano.
É a idealizadora e coordenadora do projeto social Oficina de Artes Paulo da Portela, que promove a cultura do carnaval, samba, dança, canto, teatro e artes cênicas para a comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira. Bianca está cursando faculdade de Serviço Social. Esse é seu sexto ano à frente da bateria, recebendo mais de 10 prêmios no carnaval.
A Oficina de Artes Paulo da Portela é um projeto de ensino e promoção da cultura do samba para as comunidades e o público em geral. Ele é idealizado, administrado e coordenado por uma mulher sambista preta, a Rainha de Bateria da Portela, a Bianca Monteiro. Esse projeto é realizado na quadra da Portelinha, mas não abrange só portelenses. Ele funciona de forma totalmente independente da escola.
Ele é totalmente gratuito e abrange um público de 14 anos a mais de 90 anos. Oferece oficinas de danças (dança de salão, samba e stiletto), cordas (violão e cavaquinho), Samba, Literatura, canto, maquiagem e tranças. Funciona terças e quintas de noite.
Especificamente, em Samba e Literatura conversamos sobre racismo; letramento racial; história da África e do Brasil; historia do carnaval e realizamos a leitura coletiva do livro Um defeito de cor. Inclusive com encontros com a escritora e uma visita guiada ao circuito pequena África. A ideia é também que as pessoas compreendam os enredos e letras dos sambas das escolas.
Estamos no nosso terceiro ano e temos cerca de 200 alunos. Destes, 90% são mulheres e 80% são negros. Todos os professores são do mundo do samba: passistas, ritmistas, músicos, cantores, historiadores, etc.
Nossos recursos são por meio de patrocínios, doações e eventos que realizamos ao longo do ano.
Bianca Monteiro - momento de emoção à frente da bateria da Portela - Marquês de Sapucaí - foto divulgação
Bianca Monteiro - Marquês de Sapucaí - foto divulgação
Bianca Monteiro - Marquês de Sapucaí - foto divulgação
Bianca Monteiro - Marquês de Sapucaí - foto divulgação
Dinastia Portelense - Bianca Monteiro - Luiza Brunet - Adriane Galisteu - Sheron Menezes e Edcleia das Neves
Bianca Monteiro - bateria da Portela - foto divulgação
Bianca Monteiro - Portela - foto divulgação
Bianca Monteiro - ensaio - foto divulgação
Bianca Monteiro - ensaio - foto divulgação
ENTREVISTA
REVISTA BEAUTÉ
O que significa para você ser Rainha, escolhida pela escola, desbancando as chamadas celebridades?
BIANCA MONTEIRO
Desbancar é uma coisa complicada, a gente não desbanca ninguém. Foi um momento da escola em apostar em algo que não tinha muitos anos em colocar no posto uma menina da comunidade como Rainha. Com essa renovação e algo diferente ajudou a Portela a quebrar um jejum de 33 anos, sendo Campeã do Carnaval.
REVISTA BEAUTÉ
O que a Portela representa para você?
BIANCA MONTEIRO
Se eu for falar da Portela eu não vou terminar. Cheguei na Portela aos 14 anos, onde, eu cresci me criei e estabilizei, tudo que sou hoje, devo a Portela.
REVISTA BEAUTÉ
Idealizadora de projetos sociais pela escola, conta pra nós, o que tudo isso representa para escola?
BIANCA MONTEIRO
Quando a gente tem um sonho de ser Rainha, temos uma visão muito limitada de ser Rainha e para que serve este almejado posto. Estamos falando de uma referência para uma comunidade, tornando sonhos em realidade e terem seus valores perante a sociedade. Quando pensei nos projetos, pensei em criar artistas, onde , nosso espaço acolhe várias pessoas independente do que elas sejam, raças e etnias para somar junto à escola.
REVISTA BEAUTÉ
O que é estar a frente de uma bateria, qual a responsabilidade é importância?
BIANCA MONTEIRO
Hoje, temos uma cobrança muito grande nas mídias sociais, o que não tínhamos antes. Eu digo que a Rainha de Bateria é o Exú da escola, ela que é a mensageira, onde, todos querem saber, ela que leva a mensagem de tudo um pouco da escola. Além da beleza, estética e glamour do samba o cargo representa isso, o samba no pé. Existem vários padrões de samba, é a expressão corporal livre que a gente tem sem passos marcados e sem regras para fazer determinadas coisas. Como a gente tem esta liberdade para expressar seu sentimento e a sua arte, trazendo também responsabilidade perante à escola.
REVISTA BEAUTÉ
Entre os prêmios de carnaval já ganhos por você pela escola, tem um deles que marcou e porque?
BIANCA MONTEIRO
Dois prêmios que marcaram até hoje, o primeiro, antes da pandemia do carnaval de 2020, o Prêmio Globeleza, Tv Globo, de melhor Rainha pelo voto popular de casa, achei muito fantástico pela repercussão. E o segundo prêmio foi o projeto cultural “Feras do Carnaval” difícil de esquecer. Sonhos que dão certo com ajuda especiais de pessoas a sua volta.
REVISTA BEAUTÉ
Qual é a relação sua com à comunidade, sendo uma Rainha de destaque?
BIANCA MONTEIRO
Falar da minha comunidade é muita felicidade e gratidão a Deus e minha Mãe Iansã , por me proporcionar ser tão protegida, tão abençoada com a comunidade da Portela. Posso dizer que eu tenho a melhor comunidade do mundo, tão divino e transformador na minha vida, eles fazem o difícil ser fácil, muitas da vezes eu chego na escola, na rua mesmo, cansada, chateada, triste que é o normal da correria, recebo abraços, mimos e proteção deles. Não tem nada valioso na vida do que ser amada, principalmente, por esta escola e comunidade tão especial para mim.
REVISTA BEAUTÉ
Oficina de Artes Paulo da Portela, o que é este primoroso projeto?
BIANCA MONTEIRO
Poder trazer este fio condutor para oficina, este auto conhecimento de classes sociais, raças e religião o respeito é surreal. É uma fase muito positiva e de de crescimento, podendo falar do preto, nossos ancestrais e tudo aquilo que a gente acredita.
REVISTA BEAUTÉ
O que você tem de Especial à frente da bateria para o carnaval de 2024?
BIANCA MONTEIRO
Este ano a Portela vem falando de defeito de cores, é um livro da autora Ana Maria Gonçalves, de quase mil páginas, trazendo um samba que emociona, arrepia e faz você viajar na avenida. É um enredo que fala de Mãe de afeto e fala de amor. Tem muita coisa que eu não posso falar Rsrs…. Mas prometo que vai ser emocionante.
REVISTA BEAUTÉ
Ser capa de uma Revista de Beleza, o que significa para você?
BIANCA MONTEIRO
Ser capa de uma revista de beleza nesta potência é magnífico, poder falar um pouquinho da minha história, poder representar todas elas a frente de uma capa é uma vitória e maravilhoso. Mostra que as energias que a gente cuida e cultiva está trabalhando para o positivo. Fico muito feliz por poder representar as mulheres pretas sambistas que querem serem vistas e reconhecidas.
REVISTA BEAUTÉ
Que frase de superação você traz para vida?
BIANCA MONTEIRO
Exú matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje.
GALERA BEAUTÉ
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
Bianca Monteiro - beleza e foto - Beauty Aramis e Freitas
BACKSTAGE
Bianca Monteiro e Aramis
Aramis e Bianca Monteiro
Freitas - Portela
Aramis - Portela
Freitas - Bianca e Aramis - Portela
CRÉDITOS
CAPA BEAUTÉ - BIANCA MONTEIRO
BELEZA E FOTO - BEAUTY ARAMIS E FREITAS
IMAGENS DE DRONE - DANIEL PIMENTEL
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
PORTELA
CLAUDIA WILDBERGER
DANIEL PIMENTEL ( drone )
©2021 por BEAUTÉ Aramis & Freitas
Comments