top of page
Foto do escritorRevista BEAUTÉ

Adriana Rabelo

Atualizado: 14 de set. de 2023


Mineira, Adriana Rabelo é a segunda menina de numa família de quatro filhas mulheres, nascida em 18 de abril de 1970 em Betim. Por ser mais gordinha acabou sofrendo Bullying na escola, o que só fez aumentar a sua timidez e o curso de teatro apareceu na vida de Adriana exatamente para trabalhar essa timidez. Foi no teatro que Adriana se sentiu em casa, sem vergonha de ser quem era.

Quando decidiu ser atriz não teve o apoio dos pais, que de origem mais humilde, pouco tinham ido ao teatro e não entendiam esse tipo de arte como profissão. Somente quando Adriana fez o espetáculo Visitando Camille Claudel foi que o pai, assistindo a filha comentou que ela “era boa de serviço e que nem a tinha reconhecido na personagem”. “Foi um dos momentos mais gratificantes na minha carreira, a coisa mais linda que já escutei.”

Adriana saiu de casa aos 22 anos para ser atriz e apesar de todas as dificuldade se manteve forte no seu objetivo e independente do resultado, considera que foi a decisão mais acertada da sua vida. Mesmo com as dúvidas que aparecem no meio do caminho, o amor pela profissão sempre falou mais alto. “É um trabalho de entrega, de pesquisa, de buscar em outras histórias e outras vivencias um pedacinho da gente para dar vida a personagens tão distintos entre si”. Vindo para o Rio em 1992 cursou Artes Cênicas na Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), participou de cursos de especialização para atores no cinema com o diretor Walter Lima Júnior. Oficina da Globo e treinamento com o couch Gilberto Nascimento. Fez voz com a russa Helena Constantnovna e expressão Corporal com Ana Kfouri.

Atualmente está no elenco das 1ª e 2ª temporadas de Desalma como Catarina Skavronski, com direção de Carlos Manga Jr. e produção da Globoplay. Catarina é uma matriarca, uma mulher forte que coloca a família acima de tudo e para manter o casamento e a família unida é capaz de qualquer coisa. Muito rígida não se abala nem com as muitas tragédias que atravessam a sua vida. Adriana também está na série bíblica Reis como Dalía, uma mulher que sem escolhas se prostitui e faz de tudo para que a filha tenha uma vida melhor e não tenha o mesmo destino da mãe. Um caminho muito duro, principalmente naquela época. São duas personagens com histórias diferentes, mas ambas não têm medidas para defender os seus.

Adriana é uma atriz plural e faz questão de viver a sua arte em toda a sua amplitude atuando na televisão, cinema e teatro. “São linguagens diferentes e que atingem públicos também diferentes”.

Em 2007 estreou na TV com dois trabalhos, uma participação em Carga Pesada como a policial federal Marta e na novela Eterna Magia com a personagem que também se chamava Marta, ambas na TV Globo. Em 2008 fez a Cristina da série Segredo na RTP1, emissora portuguesa. Em 2009 fez a série Educativa como Carminha, no Canal Brasil. Em 2010 fez a personagem Tânia na série Castigo Final, na TV OI e RTP1 . Em 2011 fez uma participação na novela Cordel Encantado, da TV Globo como Tereza. A participação na novela Império foi em 2014 com a personagem Ana. Em 2016, no SBT fez Francesca de Carinha de Anjo. Novamente na TV Globo fez a Drª Flávia em Malhação Vidas Brasileiras em 2018, ano em que começou seu trabalho na novela Jesus, na Record dando vida à Mahria até 2019. Em 2020 fez a primeira temporada de Desalma, da Globoplay como Catarina Skavronski, personagem que volta com força total nessa segunda temporada da trama com estreia em maio de 2022. Em 2021 participou da novela bíblica Gênesis na fase Torre de Babel como Úlia.


No cinema, Adriana estreou em 2010 com o filme A Cartomante com a personagem Rita e foi indicada como “Melhor atriz no Festival Ver e Fazer Filmes”. Em 2012 filmou Um Lugar para Estar com a personagem Marc. Em 2013 foi a Flávia do filme Laura .Em 2014, fez parte do elenco do filme O Grande Kilapy como Mitó ao lado do ator Lázaro Ramos. O filme foi dirigido pelo angolano Zezé Gamboa numa coprodução Brasil, Portugal e Angola, dentre outros. Em 2015 filmou Cinzas e Café como Antônia. Em 2016 filmou dois longas, Abissal como a artista plástica Sofia e Nosso Encontro com a personagem Marcela.

No teatro, em 2004, foi onde Adriana estreou como atriz na peça O lustre, de Antônio Hildebrando fazendo a personagem Ela, com direção de Dijalma Thurller. Em 2006 estreou como atriz e produtora o monólogo Visitando Camille Claudel que ganhou o prêmio de melhor cenário e iluminação e também indicação de melhor atriz no Festival de Campos dos Goytacazes. O projeto teve início em 2006 e sua última temporada aconteceu em 2019. A direção é de Ramon Botelho. Em 2010 deu vida à Charlotte em Afinidades Eletivas - Goethe com direção de Marcos Barreto. Deu vida a uma artista plástica em Porque Deixei de Te Amar, em 2013 com texto de Carmem Moreno e direção de Fernando Philbert, em 2017, dirigida por Walter Macedo fez Encontro.

Adriana tem presença marcante no mercado publicitário,tendo participado de vários comerciais para a Vivo, Claro, Oi, Net, Petrobrás, Ministério da Saúde, Campanha contra Dengue, Shoppings São Paulo e Iguatemi, Amil, Bancos Santander e Itaú, Mr. Muscle, Skol, Iogurte Muller, Castrol, Omo Multi-ação, Papinhas Guerber, Close-up, Barra Shopping, Jornal Folha de SP, Sinaf, Light, Tubos e conexões Tigre, O Globo, CBN, entre outros.

O trabalho como mestre de cerimônias também faz parte da vida da atriz que já comandou eventos da Associação Brasileira de Propaganda, da Cyanamid Química do Brasil Ltda, entre outros.



Galeria Beauté

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas



Entrevista Beauté

REVISTA BEAUTÉ: O que é ser uma atriz plural?


ADRIANA RABELO: Para mim é gostar de atuar em teatro, novelas, séries e filmes. Como amo o que faço não tenho uma preferência por isso ou aquilo. Trabalho sempre para fazer o meu melhor, esteja onde estiver.


REVISTA BEAUTÉ: Na segunda temporada do sucesso de Desalma, o que significa tudo isso para você?


ADRIANA RABELO: Tudo é impecável na série Desalma. Me sinto muito feliz por fazer parte da primeira grande série de terror brasileira. Gosto muito do gênero suspense e terror. Ter sido escolhida para fazer parte desse elenco maravilhoso é muito gratificante. A direção artística de Carlos Manga Jr. é de muita precisão e delicadeza e o roteiro de Ana Paula Maia é instigante e cheio de surpresas, nada previsível. A fotografia, arte, maquiagem e produção estão incríveis. Não deixem de assistir Desalma no Globoplay. É de arrepiar!


REVISTA BEAUTÉ: Aos 22 anos de idade, você decidiu ser atriz, como você vê seu público hoje?


ADRIANA RABELO: Existem pessoas que realmente me acompanham e gostam muito do meu trabalho. Acho o público importantíssimo, pois é o termômetro que aponta se algo está indo bem ou não. Que venham mais e mais público porque é disso que o artista precisa. Sem público não existe arte.


REVISTA BEAUTÉ:Ter sido indicada como melhor atriz em 2006 no Festival de Campos dos Goytacazes, ainda lhe traz benefícios?


ADRIANA RABELO: Fui indicada como melhor atriz num monólogo teatral sobre Camille Claudel, escultora francesa que teve uma grande importância para a arte contemporânea e para a libertação feminina. Sim, a indicação foi uma inspiração e um sinal que eu deveria seguir adiante com a profissão e com esse projeto de teatro que seguiu fazendo apresentações por onze anos pelo Brasil. A partir de Camille fui indicada para fazer cinema fora do Brasil e as indicações foram se desdobrando. Devo meu crescimento como atriz a essa peça teatral dirigida por Ramon Botelho, que jamais deixará de ser importante para mim.


REVISTA BEAUTÉ: Rosto conhecido de várias marcas consagradas da publicidade, qual delas que marcou e rende elogios até hoje?


ADRIANA RABELO: Fiz muitas campanhas publicitárias, mas a que mais me marcou foi a que fiz para a Net onde eu fazia uma personagem inspirada na Trinity do filme Matrix. Eu ficava pendurada num cabo fazendo movimentos de luta como no filme, destruindo os preços das concorrentes. RS... E o resultado do comercial ficou incrível. Meu figurino e cabelo foram inspirados na personagem do filme. Amei fazer.


REVISTA BEAUTÉ: Ser capa de uma revista de beleza, o que significa isso para você?


ADRIANA RABELO: Acho um luxo! Principalmente por saber que os criadores da revista trabalham realmente com beleza. E poder ser inspiração para muitas mulheres é muito gratificante.


REVISTA BEAUTÉ: Conta para nós, o seu segredo de beleza?


ADRIANA RABELO: Todos os dias ouço um elogio sobre minha pele. Quando um maquiador ou um dermatologista faz um elogio a ela fico pensando: é... realmente devo ter uma pele muito boa. Então é sinal de que cuido bem dela,né?!. Não uso nada caríssimo. Tomo bastante água, uso filtro solar, hidrato, não tomo sol no rosto nem no colo, malho, me alimento bem e bebo socialmente . Acho que tem dado certo. Se alguém quiser saber um pouco mais me segue no instagram @adrianarabelooficial que posso responder no privado sobre alguns produtinhos que uso.


REVISTA BEAUTÉ: Que frase de superação que você leva para vida até hoje?


ADRIANA RABELO: Acho que não é uma frase de superação, mas de inspiração.

Meu pai era mineiro e quando ele me viu pela primeira vez no teatro fazendo Camille Claudel ele me disse:

“Como você é boa de serviço minha filha. Nem parecia você no palco.”

Essa frase me impulsiona e me faz seguir adiante. Lembro dela todos os dias, sobretudo quando surgem minhas inseguranças como artista."


Galeria Beauté

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas

Adriana Rabelo - Foto e beleza - Beauty Aramis & Freitas




Performance Gallery - Teatro

foto divulgação - Instagram


Performance Gallery - TV

foto divulgação - Instagram



BACKSTAGE - Revista Beauté




_____ Créditos _____


Foto & beleza - Beauty Aramis & Freitas


Atriz - Adriana Rabelo


Assessoria de imprensa - Alessandra Dayrell


Agenciamento - Trevo Produção & Agenciamento


Figurino - Lucidez Ipanema


Acessórios - Dayrell Dayrell



Agradecimentos especiais


Mega Orgânico

Make Movie Cosmetics

Kryolan Brasil

Kiss NY Brasil

Ruby Kisses Brasil

Tacla Beauty



©2021 por BEAUTÉ Aramis & Freitas.


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page